O Mapa do Trabalho, divulgado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), revela que as profissões ligadas à tecnologia serão as que mais vão abrir vagas nos próximos cinco anos. O estudo mostra que serão 10,5 milhões de novos postos de trabalho na indústria até 2023, para suprir as demandas causadas pela transformação tecnológica.
Por isso, segundo o Senai, haverá também um aumento na exigência de qualificação e requalificação. O Mapa do Trabalho 2019-2023 aponta que, entre as áreas que mais vão demandar formação profissional estão a metalmecânica (1,6 milhão vagas), construção (1,3 milhão), logística e transporte (1,2 milhão), alimentícia (754 mil), informática (528 mil), eletroeletrônica (405 mil), energia e telecomunicações (359 mil).
O estudo é realizado a partir de cenários sobre o comportamento da economia brasileira e dos seus setores, projetando o impacto sobre o mercado de trabalho e estimando a demanda por formação profissional com base industrial (formação inicial e continuada), e serve como parâmetro para o planejamento da oferta de cursos do Senai.